SAÚDE NO PRATO

sábado, 24 de agosto de 2013

QUINOA EM GRÃO, FARINHA, FLOCOS...



       A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. É fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6, além de possuir quantidades significativas de vitaminas do complexo B.

      Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Por ser uma rica fonte de ômega 3 e 6 também está relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose, devido a suas quantidades de cálcio.

       Em relação ao valor nutricional, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos de quinua — embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento. 

      Como todo alimento funcional, seu uso é recomendado em doses moderadas. O uso de 2 colheres de sopa da quinoa diariamente já contempla todos os seus benefícios para o nosso organismo.

       
DICAS PARA O USO DA QUINOA:


GRÃOS —  podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes. Também pode ser cozido deixando-os  de molho por algumas horas e cozinhando em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos (fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento). Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira.

FLOCOS — pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos. Polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais.

FARINHA - misturada em sucos e vitaminas, tempero de saladas, usada na substituição da farinha de trigo em massas de bolos, totas, pães, macarrão caseiro, etc. A proporção para substituir nas receitas é de um para um, ou seja, para cada xícara de farinha de trigo, use uma xícara de quinoa no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário