SAÚDE NO PRATO

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Carboidratos



Estamos num momento confuso em relação aos carboidratos. Ora escutamos: "coma mais carboidratos para uma saúde ideal", em outro momento: "não há nada pior para a saúde do que os carboidratos".

E aí? O que pensar? Qual é a verdade, se é que existe uma verdade!


Os carboidratos são os nutrientes que mais geram energia para o nosso corpo. Eles estão presentes em maior quantidade nos:

1) Pães e biscoitos

2) Massas

3) Arroz, milho, batatas, aipim, inhame

4) Feijões, lentilha, ervilha

5) Frutas

      Mas também estão presentes no leite, através da lactose que é o "açúcar natural" do leite e, em quantidades menores, nas verduras (folhas cruas ou cozidas)
e nos legumes (abóbora, abobrinha, beterraba, cenoura, chuchu, vagem, e outros).



      Existem carboidratos bons e ruins, e fazer as escolhas certas é fundamental para atingir um peso corporal e saúde ideais. O que torna os carboidratos bons ou ruins é o ÍNDICE GLICÊMICO.

      O índice glicêmico nada mais é do que quanto e em quanto tempo um alimento eleva a taxa de glicose no sangue. Os alimentos que elevam rápido a glicose no sangue fazem o nosso corpo precisar mais de insulina e, quanto mais alimentos deste tipo maior a chance de ganho de peso e de problemas de saúde, como o diabetes.

      Nas próximas postagens daremos dicas de como combinar os alimentos de forma inteligente, sem ter que tirar nenhum alimento do seu cardápio, e ainda assim, manter um peso saudável.


      AGUARDEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário