SAÚDE NO PRATO

quarta-feira, 25 de julho de 2012

COMO ESCOLHER FRUTAS


Eis uma tarefa difícil! Ouvimos falar de tantas dicas mas na hora de comprar acabamos esquecendo de todas elas.

A primeira regra é nunca comprar demais!

As frutas não possuem uma vida muito longa e, se compradas em excesso com certeza irão estragar. 
Organize-se para comprar 3 ou 4 variedades de frutas por semana e vá fazendo o rodízio. Desta forma você conseguirá garantir um consumo variado de vitaminas e minerais e evitará o disperdício.

Abaixo seguem algumas dicas mais específicas para cada alimento:
 
  • Maçã - deve ter aparência lisa sem a presença de manchas escuras ou partes moles. Quanto mais vermelha, mais doce ela está. 
  • Pêra - deve ter a casca lisa e macia. As que cedem ao toque leve estão maduras e as que perdem o cabo com facilidade estão muito maduras, prontas para serem cnsumidas no mesmo dia. Evite comprar pêras muito duras, que foram colhidas antes do momento ideal. Estas frutas ficarão murchas e esfareladas. 
  • Laranja - dê preferencia as mais pesadas, porém se estiverem com a ponta dura significa que têm pouco líquido. As laranjas do tipo seleta devem estar com o cabo, o que significa que foram colhidas da maneira correta. A lima tem bastante suco quando sua casca é lisa. 
  • Manga - deve ser macia e não deve estar melada ou com pontos escurecidos na casca. 
  • Melão - deve ter casca firme, coloração viva e isento de rachaduras. O melão maduro deve ceder à leve pressão dos dedos quando comprimido nas extremidades. 
  • Morangos - devem estar firmes e vermelhos. Evite comprar os que apresentam algum líquido no fundo do recipiente de armazenamento. 
  • Limão - o galego é pequeno e deve ter a casca fina -  escolha os mais pesados e que cedam levemente à pressão dos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O tahiti é grande e, quando maduro, deve ceder à pressão dos dedos. 
  • Uvas - as pretas e vermelho-escuras são mais saborosas. Devem ser firmes e estar bem presas ao cacho - evite as manchadas ou murchas. O mesmo vale para as uvas verdes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário