SAÚDE NO PRATO

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUANDO É NECESSÁRIO REDUZIR A QUANTIDADE DE POTÁSSIO DOS ALIMENTOS?

O potássio é um mineral amplamente distribuído nos alimentos, especialmente em frutas, legumes, verduras, carnes e leite.

 Pessoas com diminuição da função dos rins têm tendência a acumular este mineral, sendo importante neste caso um controle na sua quantidade ingerida. O excesso de potássio no sangue é muito perigoso porque enfraquece a habilidade do coração em bater.


ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS SE HOUVER RESTRIÇÃO DE POTÁSSIO NA ALIMENTAÇÃO:
       Ameixa seca, uva passa, cereais integrais, caldo de carne e galinha em tabletes, gergelim, amêndoas, avelãs, castanha de caju, castanha-do-pará, coco, amendoim, tâmaras, chocolate, molho de tomate, suco de fruta concentrado, caldo de cana, doce em calda e rapadura.

ALIMENTOS FONTE DE POTÁSSIO QUE DEVEM TER SEU CONSUMO MODERADO:
       Abacate, água de coco, banana prata e d’água, batata, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja), laranja, sopa de legumes e uva.

DICAS PARA REDUZIR O POTÁSSIO DOS ALIMENTOS
O cozimento de frutas, legumes e verduras em água reduz a quantidade de potássio, já que parte deste mineral fica na água do cozimento. Essa água deve ser descartada, não a utilize no preparo de outros alimentos.
Para o preparo do feijão e outros grãos devemos deixá-los de molho de um dia para o outro e trocar a água várias vezes antes de colocar para cozinhar.

ATENÇÃO:
·        O cozimento feito no vapor é contra-indicado quando os níveis de potássio estão  elevados, pois essa técnica de cocção não permite a eliminação de parte do potássio através da água de cozimento.
·        Quem precisa reduzir o consumo de potássio NÃO deve utilizar o sal dietético ou light! Este sal substitui o cloreto de sódio por cloreto de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário